Imagem capa - Como planejar o melhor micro wedding (mini casamento)  ❤️ em São Paulo? por Anderson Nascimento
Dicas de CasamentosCasamentos

Como planejar o melhor micro wedding (mini casamento) ❤️ em São Paulo?

O processo de planejamento de um casamento mudou significativamente em 2020 devido à essa situação diferente em que estamos vivendo.

Estou aqui para compartilhar boas notícias e vou te dar algumas dicas que aprendi durante os últimos meses.


Quem sou eu? Anderson Nascimento e sou fotógrafo e cinegrafista de casamento há 15 anos em São Paulo.

Eu tenho estudado com noivas e noivos desde março o replanejamento de seus casamentos e, durante este período, aprendi várias coisas que vou compartilhar agora com vocês.


1. MENOR É MELHOR

Nos últimos anos, eu tenho observado a quantidade de convidados para casamentos e os valores, algo que fica fora de controle durante o planejamento. 

Em minha experiência, isso geralmente acontece devido à pressão familiar. Em algum momento, muitos dos meus casais começaram a sentir que não é mais o casamento deles.


ESSE ANO É A DESCULPA QUE VOCÊS PRECISAM PARA FAZER O CASAMENTO QUE REALMENTE QUEREM!

Em meio à essa nova realidade que estamos enfrentando, posso dizer que agora vocês têm o controle total sobre a lista de convidados. Vocês podem convidar somente as pessoas mais importantes de suas vidas para esse momento. 


2. VOCÊS PASSARÃO MAIS TEMPO COM TODOS OS CONVIDADOS

A nova realidade fez com que o número de convidados dos casamentos diminuísse e que, com isso, os noivos pudessem dar mais atenção aos familiares e amigos que estarão nesse momento tão especial. Isso vem acontecendo devido ao tempo maior que eles poderão disponibilizar para cada um deles, seja para conversar, tirar mais fotos, enfim, para curtir um a um.

Essa é uma das vantagens que a nova época trouxe aos eventos.


3. CUSTO

Os casais este ano estão economizando muito dinheiro em seus casamentos, devido às mudanças que o momento determina. 

Os preços estavam fora de controle até então, mas agora estão condizentes a um valor que os noivos podem gastar. Muitas vezes, isso é consequência da economia que eles estão tendo em outros lugares.

Agora, portanto, vocês podem gastar um pouco mais com detalhes que realmente gostariam de ter na sua cerimônia.


4. VOCÊS PODEM CASAR EM QUALQUER LUGAR

Uma das melhores características de um micro wedding é o fato de que você pode se casar em qualquer lugar, não precisa mais procurar um salão para acomodar um certo número de convidados e, ao mesmo tempo, cumpre o orçamento.

Agora você pode também ser mais criativo e pensar em lugares diferentes ou até inusitados. Alguns dos meus casais estão buscando as chácaras para oficializar a união, ou optando por um lugar mais extravagante como a frente de uma cachoeira. Uma boa e prática escolha são os restaurantes, que anteriormente estavam fora de cogitação devido ao número maior de convidados.


5. AS MELHORES FOTOS DE CASAMENTOS

A parte mais emocionante dos micro casamentos para mim é ser o fotógrafo desse tipo de cerimônia e poder registrar cada momento de um modo mais tranquilo e num ambiente mais intimista. 

Os casamentos tornaram-se muito mais simples no geral e isso que significa que haverá menos estresse para vocês durante o “grande dia”. Sem maiores problemas para solucionar, os noivos começam a aproveitar a data de um modo todo especial e essa serenidade realmente irá transparecer nas fotos. 

Em um casamento tradicional, por exemplo, a sessão de fotos se encaixa onde quer que seja e muitas vezes pode acontecer em locais onde as condições de iluminação não correspondem às ideais.

No mini wedding isso não ocorrerá, pois iremos escolher o horário do dia mais adequado para os cliques, ou seja, o tempo certo para que o resultado final seja o melhor possível.


COMO VOCÊS PODEM PLANEJAR O MICRO WEDDING?

Minha sugestão:

- Escolham o local dos sonhos, afinal não há mais regras sobre onde vocês devem planejar a cerimônia.

Os parques, locais e empresas estão realmente se esforçando para ser super dimensionados atualmente, e isso torna a vida de vocês muito mais fácil.

- Gaste parte do dinheiro que vocês estão economizando ao trazer bons fornecedores. Orçamentos geralmente ficam elevados por causa do número de convidados do casamento. Esta é a desculpa de vocês para envolverem todos os fornecedores que gostariam de ter para o evento dos seus sonhos.

- Preparem um jantar no local ou escolham um restaurante. Com um número menor de convidados, agora é possível organizar uma pequena recepção onde vocês quiserem. Novamente, qualquer que seja o local dos sonhos de vocês para isso, lembrem-se que este é provavelmente o único ano que será possível fazer tudo desse modo. Então, aproveitem!


PARA OBTER AS MELHORES FOTOGRAFIAS

- Agende a cerimônia quando for bom para as fotos. Duas horas antes do pôr do sol nos dará a melhor iluminação.

- Contrate um fotógrafo (eu!) por duas ou três horas. Isso vai cobrir um pouco da arrumação, da cerimônia, incluirá as fotos de família e as fotos de vocês dois.

- Minha fotografia é basicamente espontânea, então será uma experiência mais relaxante do que vocês podem imaginar.

A segurança nesta época é uma prioridade para mim, então eu vou respeitar todas as regras locais atuais.


OPÇÕES DE CASAMENTOS AO AR LIVRE

Estamos vivendo em meio a uma pandemia e os protocolos de saúde do momento nos orientam para que as aglomerações sejam evitadas, ou mesmo as reuniões com muitas pessoas e ainda para não optarmos por ambientes fechados ou abafados. 

Diante dessa realidade, muitos casais estão preferindo os ambientes ao ar livre para realizar as suas cerimônias de mini wedding. Dos mais escolhidos temos as chácaras ou sítios para um pequeno número de convidados, os parques, ou ainda ambientes inusitados e diferentões como uma área próxima a uma cachoeira, onde o barulho da água fará toda a diferença e dará o toque especial à cerimônia.

Mas, o que está em alta no momento é a criatividade dos noivos, um item interessante para que o casamento possa ser o mais inusitado possível. 

Então, ainda nesta categoria das cerimônias “ao ar livre” temos os casamentos na piscina, chamados de pool party, ou mesmo aqueles realizados próximos a um lago ou represa. 


Se formos mais adiante ainda na imaginação, há noivos que podem optar por um casamento num parque de diversão, se eles forem eternas crianças ou pessoas muito alegres e bem humoradas, ou ainda num campo de futebol, caso o noivo seja um apaixonado por futebol. 

Mas, lembrem-se, não escolham estes lugares por empolgação, mas somente se tais ambientes combinarem com o estilo e personalidade de vocês.

Se vocês estiverem interessados em trabalhar comigo, enviem-me uma mensagem pelo Whatsapp e eu entrarei em contato nas próximas horas.
Obrigado pela leitura e, se vocês tiverem outras perguntas, não hesitem em me chamar!

casal-micro-wedding-sp



micro-wedding-em-restaurante



mesa-bolo-casamento-micro-wedding



ensaio-casal-micro-wedding-sp




Artigo publicado originalmente em https://www.andersonfotografo.com.br. Proibida a reprodução sem aviso prévio. ® Anderson Nascimento 2020 - com a colaboração de @aletheamantovani Alethéa Mantovani.